quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Circuito Sesc de Artes 2010 estará em São Roque neste domingo

Com apoio da Prefeitura de São Roque e do Sindicado do Comércio Varejista (Sincomércio/Acia), a cidade receberá neste domingo, 24, o Circuito Sesc de Artes 2010. A atividade é gratuita e acontecerá na Praça da Matriz a partir das 15h30.

São Roque foi prestigiada com a programação do Serviço Social do Comércio (Sesc) entre 88 cidades do interior, litoral e grande São Paulo. A diversidade das linguagens artísticas será contemplada com atividades nas áreas de artemídia, artes visuais, circo, dança, literatura, música e teatro.
Segundo o SESC, o imaginário da praça como ponto de encontro e de trocas simbólicas é o eixo da programação, que traz uma série de atividades intervindo no espaço público e no cotidiano das cidades.

Programação
Abrindo a programação, às 15h30, o espetáculo circense “Rádio Variété”, do grupo La Mínima, é uma homenagem ao palhaço brasileiro e ao rádio. Três artistas do teatro de variedades instalam uma parafernália um tanto tecnológica, mas aparentemente obsoleta, transformando a rua em um estúdio de “rádio-circo-teatro”, desfilando atrações diversas, num programa sobre memórias, desejos e emoções, construindo assim a grande e complexa relação humana dos cidadãos comuns.

Iniciando concomitantemente às 15h30, com término às 19h30, a oficina “Correspondências”, ministrada pela desenhista e artista plástica Biba Rigo, traz o resgate do ato da escrita de cartas, que serão enviadas ao fim do dia.

Das 16h30 às 20h30, um arte educador mediará o Jogo Acervo SESC de Arte Brasileira, que tem o objetivo de aproximar o público ao universo artístico, por meio do contato com obras de arte, através das cartas em que estão impressas imagens, que servirão como ponto de partida para indagações e reflexões educativas relacionadas com os trabalhos artísticos.

Previsto também para as 16h30, o Espaço para a Dança é a performance da bailarina mineira Cris Oliveira, que propõe a investigação de ideias e modos de dança, além de colocar o espectador como co-autor da experiência, por meio de improvisação da criação do espaço coletivo para dançar. Assim, o público escolhe o figurino, a música e sugere a dança, contextualizando a improvisação da dançarina, numa composição conjunta entre público e artista.

Na sequência, às 17h30, o espetáculo teatral “Este lado para cima”, da Brava Companhia, apresenta o poder do mercado de consumo no controle das relações humanas, temática séria e contemporânea, representada com pitadas de humor anárquico nesta apresentação.

Durante todo o dia o Repórter Abelha entrevistará as pessoas da cidade sobre suas referências literárias (livros que estão lendo, poetas e escritores preferidos, etc). O material produzido pelo vídeo-repórter será editado e apresentado no telão, às 18h50, promovendo o encontro das respostas registradas com o público.

A intervenção das 19h é realizada pelos escritores Paulo Scott, do Rio Grande do Sul, e Chacal, do Rio de Janeiro, com a participação de Marcelo Montenegro, Fernanda D'Umbra e o músico Flu. “Vocabulário”, com imagens projetadas no telão, em que privilegia-se a palavra falada, os colóquios, os vernáculos, os muitos sotaques e jeitos brasileiros da expressão, utiliza ainda a palavra e sua sonoridade de diferentes maneiras, através de esquetes apresentadas pelos artistas, que têm como enredo principal o vocabulário, título desta intervenção.

Dando continuidade, às 20h, “Requien Granular” é uma composição artemídia, inspirada na teoria que organiza a música em pequenos pedaços, agregando um repertório de imagens composto por filmes de antigos esportes do século passado, das décadas de 50 e 80. O VJ Tomas Klotzel utiliza-se da passagem do tempo, promovendo com esta atividade a reflexão sobre cada momento vivenciado.

A programação se encerrará às 20h30 com a banda Sandália de Prata, uma das mais respeitadas bandas de samba rock do Estado de São Paulo. Os artistas, há mais de 10 anos em atividade e com três discos lançados, garantem uma apresentação recheada de suingue e diversão.

O Circuito SESC de Artes 2010 ainda contará com a participação de um cronista, fazendo registro e relatos das atividades, que serão publicados no site do Circuito www.sescsp.org.br/circuito.

Fonte: Guia São Roque. (20/10/2010)

Um comentário:

  1. Spinning rings can be resized, - Technostore
    SPIN SOLUTIONS The best 슬롯 가입 머니 titanium titanium knife ring tips are at best for your tips. The most common is Spinning rings. In this burnt titanium guide citizen titanium watch you will snow peak titanium learn how to

    ResponderExcluir