quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Circuito Sesc de Artes 2010 estará em São Roque neste domingo

Com apoio da Prefeitura de São Roque e do Sindicado do Comércio Varejista (Sincomércio/Acia), a cidade receberá neste domingo, 24, o Circuito Sesc de Artes 2010. A atividade é gratuita e acontecerá na Praça da Matriz a partir das 15h30.

São Roque foi prestigiada com a programação do Serviço Social do Comércio (Sesc) entre 88 cidades do interior, litoral e grande São Paulo. A diversidade das linguagens artísticas será contemplada com atividades nas áreas de artemídia, artes visuais, circo, dança, literatura, música e teatro.
Segundo o SESC, o imaginário da praça como ponto de encontro e de trocas simbólicas é o eixo da programação, que traz uma série de atividades intervindo no espaço público e no cotidiano das cidades.

Programação
Abrindo a programação, às 15h30, o espetáculo circense “Rádio Variété”, do grupo La Mínima, é uma homenagem ao palhaço brasileiro e ao rádio. Três artistas do teatro de variedades instalam uma parafernália um tanto tecnológica, mas aparentemente obsoleta, transformando a rua em um estúdio de “rádio-circo-teatro”, desfilando atrações diversas, num programa sobre memórias, desejos e emoções, construindo assim a grande e complexa relação humana dos cidadãos comuns.

Iniciando concomitantemente às 15h30, com término às 19h30, a oficina “Correspondências”, ministrada pela desenhista e artista plástica Biba Rigo, traz o resgate do ato da escrita de cartas, que serão enviadas ao fim do dia.

Das 16h30 às 20h30, um arte educador mediará o Jogo Acervo SESC de Arte Brasileira, que tem o objetivo de aproximar o público ao universo artístico, por meio do contato com obras de arte, através das cartas em que estão impressas imagens, que servirão como ponto de partida para indagações e reflexões educativas relacionadas com os trabalhos artísticos.

Previsto também para as 16h30, o Espaço para a Dança é a performance da bailarina mineira Cris Oliveira, que propõe a investigação de ideias e modos de dança, além de colocar o espectador como co-autor da experiência, por meio de improvisação da criação do espaço coletivo para dançar. Assim, o público escolhe o figurino, a música e sugere a dança, contextualizando a improvisação da dançarina, numa composição conjunta entre público e artista.

Na sequência, às 17h30, o espetáculo teatral “Este lado para cima”, da Brava Companhia, apresenta o poder do mercado de consumo no controle das relações humanas, temática séria e contemporânea, representada com pitadas de humor anárquico nesta apresentação.

Durante todo o dia o Repórter Abelha entrevistará as pessoas da cidade sobre suas referências literárias (livros que estão lendo, poetas e escritores preferidos, etc). O material produzido pelo vídeo-repórter será editado e apresentado no telão, às 18h50, promovendo o encontro das respostas registradas com o público.

A intervenção das 19h é realizada pelos escritores Paulo Scott, do Rio Grande do Sul, e Chacal, do Rio de Janeiro, com a participação de Marcelo Montenegro, Fernanda D'Umbra e o músico Flu. “Vocabulário”, com imagens projetadas no telão, em que privilegia-se a palavra falada, os colóquios, os vernáculos, os muitos sotaques e jeitos brasileiros da expressão, utiliza ainda a palavra e sua sonoridade de diferentes maneiras, através de esquetes apresentadas pelos artistas, que têm como enredo principal o vocabulário, título desta intervenção.

Dando continuidade, às 20h, “Requien Granular” é uma composição artemídia, inspirada na teoria que organiza a música em pequenos pedaços, agregando um repertório de imagens composto por filmes de antigos esportes do século passado, das décadas de 50 e 80. O VJ Tomas Klotzel utiliza-se da passagem do tempo, promovendo com esta atividade a reflexão sobre cada momento vivenciado.

A programação se encerrará às 20h30 com a banda Sandália de Prata, uma das mais respeitadas bandas de samba rock do Estado de São Paulo. Os artistas, há mais de 10 anos em atividade e com três discos lançados, garantem uma apresentação recheada de suingue e diversão.

O Circuito SESC de Artes 2010 ainda contará com a participação de um cronista, fazendo registro e relatos das atividades, que serão publicados no site do Circuito www.sescsp.org.br/circuito.

Fonte: Guia São Roque. (20/10/2010)

Nenhum comentário:

Postar um comentário