segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Formatura do Ensino Médio da Etec de São Roque


Parabéns caros alunos pela conclusão do Ensino Médio e boa sorte nas novas empreitadas.
Segue abaixo discurso que proferi na Formatura do dia 18/12/2010.
***
Boa noite formandos e parabéns pela cerimônia.

Gostaria de agradecê-los pela homenagem e oportunidade. É isso mesmo: oportunidade. Pois encarei a escolha de ser homenageado pela primeira turma de formandos do Ensino Médio da Etec de São Roque como uma oportunidade para ministrar a última aula que vocês terão nesta instituição.
Para essa última aula queria destacar, rapidamente, três ideias que, penso, possam servir para nortear a vida de vocês.

1) Planejamento

Planejar é avaliar os caminhos que pretendemos seguir, e, a partir daí, estabelecer nossas ações. Ou seja, é o lado racional da nossa ação.
O término do Ensino Médio, que coincide com o início da maioridade, é um excelente momento da vida para planejarmos.
Quando criança, falávamos: o que eu você ser quando crescer? Mas eu já cresci! Então, hoje, nos perguntamos: o que eu vou ser? Vou fazer uma faculdade? Vou procurar um emprego? Vou continuar estudando para entrar em uma faculdade concorrida (no Cursinho Popular da Etec)? Não vou fazer nada? (sobre este último, é bom avisar os pais).
Então, planeje o caminho que vocês pretendem seguir. Não achem que as coisas irão acontecer naturalmente, pois, a vida é muito mais complicada do que frases feitas como “deixa a vida me levar, vida leva eu”. Planejem aquilo que vocês pretendem ser!

2) Perseverança

Muitos de vocês já enfrentaram problemas. No entanto, sinto informa-lhes que enfrentarão diversos outros. Porque a vida é, entre outras coisas, a superação e a não superação de problemas.
Por isso, os obstáculos que vocês enfrentaram até agora - o meu “casinho” não veio à formatura; este vestido me deixou gorda; não passei no vestibular -, serão esquecidos com o aparecimento de novos problemas. Mas para superar esses novos desafios, vocês precisam ter perseverança. Ou seja, insistir para alcançar o objetivo, não desanimar com os obstáculos que aparecerão e lembrar que, uma boa batalha se vence na véspera, ou seja, preparando-se.

3) Ética

Por último gostaria de falar de um tema espinhoso para nós brasileiros, porém, necessário se pretendemos viver num Brasil melhor: a ética.
Ética é a reflexão que fazemos das nossas ações, especialmente, quando estamos diante de dilemas. Ex.: preciso estacionar rápido para pegar o banco aberto, porém, não encontro local para estacionar, a não ser a vaga reservada para idosos. O que fazer?
Então, queria sugerir uma espécie de lembrete para guiar nossas ações. São, na verdade, três perguntas que devemos nos fazer quando nos encontramos num dilema ético:
- O que eu quero?
- O que eu devo?
- O que eu posso?

Se respondermos de forma positiva as três questões é sinal de que estamos agindo dentro da ética. Ex.:
a) Queria ficar com tal garota e ela está a fim de ficar comigo. Mas ela é namorada de um grande amigo meu. Eu quero. Eu posso. Mas eu devo?

b) Queria pegar o carro do meu pai para ir para baile de formatura. Meu pai não está em casa. Porém não tenho carta de motorista. Mas eu devo?

c) Prova final e a professora, distraída, deixou em cima da mesa o gabarito! Eu posso. Eu quero. Mas eu devo?

d) A caixa do supermercado deu o troco errado. Já me explicaram que tiram do salário da caixa quando os valores não batem. Eu posso. Mas eu devo? Mas eu quero?

Para concluir esta última aula, espero que planeje as ações de vocês, que não desistam diante dos obstáculos e que a vida de vocês seja marcada por ações que orgulhem os seus pais e, no futuro, os seus filhos, ou seja, dentro da máxima: O que eu quero? O que eu devo? O que eu posso?

Obrigado a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário