quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Diminuiu a distância do rico para o pobre

Os tucanos pensam que a Classe C fica entre a “Business” e a “Econômica”

O jornal nacional transformou o Brasil num Haiti ao tratar dos resultados – brilhantes ! – da PNAD, do IBGE.
O jornal nacional descreveu um país miserável, desempregado, analfabeto, que vive sentado numa vala negra.
Uma desgraça !
O amigo navegante sabe muito bem que a realidade (a PNAD) é outra.
Tanto que o Zé Baixaria vai pedir à Dra. Cureau para investigar por que o Lula vazou a PNAD pouco antes da eleição.
(Por falar na Dra. Cureau: por que será que o PiG (*) ignorou quando ela jogou água na fervura no Golpe do sigilo ? É incompreensível, não, amigo navegante ?)
Segundo Marcelo Neri, economista do Centro de Políticas Sociais da FGV-Rio e responsável pelos estudos mais consistentes sobre a “nova Classe C”, “a melhor boa nova pnadiana” é que melhorou a distribuição da renda.
A renda per capita cresceu.
A renda dos 40% mais pobres cresceu 3% contra 1% dos 10% mais ricos.
Ou seja, a desigualdade continua em queda. (O Índice de Gini, que mede a desigualdade, caiu 0,7% (**)).
“Após a recessão do primeiro ano do Governo Lula até 2008, 19,5 milhões de pessoas saíram da pobreza … adicionamos no ano passado mais 1 milhão … A taxa de pobreza cai de 16% para 15% da população, uma queda de 4%.
Que horror !
E olha que o Marcelo Neri não é petista (até onde esse ordinário blogueiro pode perceber).
Basta aguardar uma pesquisa que Neri tem no forno: como anda a nova classe média brasileira.
Em nome da estabilidade física e mental do Zé da Baixaria seria recomendável que o Neri divulgasse esse novo estudo sobre a “Classe C” – que os tucanos pensam que é uma classe entre a “Business” e a “Econômica” – só depois do dia 4 de outubro.
Mais ou menos na mesma data em que o Amaury lançar o livro – “Os Porões da Privataria” - sobre a relação da filha do José Serra com a irmã do Daniel Dantas, sócias – como mostram esses documentos - num empreendimento na Brickell Av, em Miami (em Miami !).

Paulo Henrique Amorim

Em tempo: patético é o titulo da primeira página do Globo: “O país de Lula: esgoto em baixa, consumo em alta”. Engraçado. Por que então o candidato do redator da primeira pagina do Globo não tem 54% do tracking da Vox ?

(*) Em nenhuma democracia séria do mundo, jornais conservadores, de baixa qualidade técnica e até sensacionalistas, e uma única rede de televisão têm a importância que têm no Brasil. Eles se transformaram num partido político – o PiG, Partido da Imprensa Golpista.

(**) Quando o William Bonner explicou ontem o que era o Índice de Gini a televisão lá de casa deu um estalo e quase se arrebenta. Ah, essa “falsa cultura !” – diria o Millor.

Fonte: www.conversaafiada.com.br (09/09/2010)

Nenhum comentário:

Postar um comentário