sábado, 3 de julho de 2010

Diferenças entre PT e PSDB

Volta e meia surgem pessoas afirmando categoricamente as semelhanças entre o governo do presidente Lula e do ex-presidente FHC. No entanto, contradizendo essa tese, episódio relacionado à liberação de recursos para a cidade de São Roque expôs uma diferença marcante entre o projeto político petista e o dos tucanos.
Atendendo reivindicações dos munícipes são-roquenses, a Deputada Estadual Ana do Carmo (PT) apresentou, no final do ano passado, emenda parlamentar no Orçamento do Estado de São Paulo solicitando 20 milhões de reais para a construção de um Hospital Regional na nossa cidade.
O montante seria importante para qualquer município de médio porte, principalmente para São Roque que tem assistido um aumento significativo da demanda por saúde pública. No entanto, demonstrando total insensibilidade pelos moradores da Terra do Vinho e seguindo determinação do governador José Serra, a bancada governista vetou a emenda.
No mesmo período de votação do Orçamento paulista, o vereador são-roquense Rodrigo Nunes (PSDB) aventurou-se nos labirintos do Palácio do Planalto buscando recursos. O edil foi, segundo o mesmo, muito bem recebido por parlamentares petistas como os Senadores Eduardo Suplicy e Aloísio Mercadante e pelo Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (publicou, inclusive, na imprensa da região a cordial recepção).
Evidenciando estar preocupado com o real desenvolvimento econômico, social e cultural de toda a população brasileira, independente da cor de camisa, do time, do credo e do partido político, o presidente Lula, atendendo pedido do vereador tucano, liberou recursos da ordem de 14 milhões de reais para a construção de 337 casas populares na cidade de São Roque.
Em outras palavras, uma diferença gritante entre a gestão petista e a tucana é que a primeira governa para todos, não se preocupando com o fato do município ou solicitante ser de grupo político adversário, já a tucana, governa diretamente para os seus correligionários.
Fica a questão: partido político com uma visão tão restrita como revela o episódio acima seria a melhor opção para governar o Brasil?

Rogério de Souza. Professor e sociólogo. Doutorando em sociologia pela Unicamp.

4 comentários:

  1. Parabéns pelo Blog!


    Ass: Antonio Bezerra

    ResponderExcluir
  2. Boa noite Professor Rogério desculpa por não ter entrado no seu blog antes, pois só agora eu pude verificar os meus e-mais!
    Bem em minha opinião eu acho que o presidente Lula “molusco” traiu os petistas se levarmos em conta que ele fazia um discurso esquerdista, mas depois de assumir a presidência adotou uma política completamente direitista. Isto eu chamo de traição portando quem trai não é digno de confiança.

    ResponderExcluir
  3. então de um episódio solto você quer traçar parâmetros generalizadores e definir o PT como o melhor partido do Brasil ?

    ResponderExcluir